Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




por Oldfox, em 07.10.10

Comunidade de Leitores-CULTURGEST


Sessão da Comunidade: Hoje, às 18:30h , mais uma sessão da Comunidade de Leitores da Culturgest. Vamos discutir "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen. Continuamos a explorar o tema da "Reivindicação do Amor". Nada como este romance - aparentemente superficial e "romântico" - para desmontar as complexas relações entre homens e mulheres e os seus anseios de felicidade e conjugalidade. O dinheiro, o casamento, a esfera do público versus a do privado, as alterações sociais,a condição feminina numa altura em que Mary Woolstonecraft já publicara "A Vindication of Rights of Women" e as Guerras napoleónicas se travavam em terra e no mar. Num tempo de instabilidade e mudança, como é que Jane Austen aborda os temas mais universais relativos ao ser humano?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:07


1 comentário

De Pedro Guilherme-Moreira a 10.10.2010 às 13:56

Aborda bem, como só os grandes. Não me canso de dizer que a contenção é a virtude maior de todas as artes, ser capaz de domar a mão e recolher na frase a profusão de sentidos. Não, nem todos são assim, e há grandes que não se contêm - nunca me pareceu que Proust o fizesse -, mas Jane Austen sempre o fez de forma apurada. Para chegar aqui é preciso ter estado lá à frente, na selva de palavras, e ter sabido recuar. Quando a leio ou vejo (tem sido, por vezes, bem adaptada),aprendo sempre, porque assento os conceitos que vieram das fases explicativas de reflexões ou experiências próprias. Este é o meu singelo contributo.:)

Comentar post



Um blogue da literatura, dos livros, dos leitores, dos editores, dos livreiros, dos alfarrabistas, dos desesperados, dos felizes e do que mais aprouver.

Mais sobre mim

foto do autor